Existem uma série de tratamentos disponíveis para melhorar a estética de seus dentes. Por meio de procedimentos estéticos é possível:
* Harmonizar a estética entre dente e gengiva
* Repor um dente ausente
* Clareamento dental
* Trocar trabalhos antigos ou com estética ruim
* Realizar restauração de um dente de forma estética
* Reposicionar dentes desalinhados
* Mudar o formato e a coloração de dentes
Lentes de contato
Um sorriso mais bonito e harmonioso agora ao seu alcance! A lente de contato dental é uma faceta de porcelana ultrafina que, quando aplicada, corrige diversos problemas nos dentes que comprometem a estética do sorriso. São problemas como manchas (ou despigmentação), assimetrias, formatos, fraturas e diastemas (espaços entre dentes). A faceta é colada sobre um ou mais dentes e tem a função de cobrir esses defeitos. A porcelana é um material muito semelhante aos dentes naturais e acompanha forma, tonalidade e textura dos demais dentes.
Restaurações e facetas estéticas em resina ou porcelana
São inúmeras as reclamações das pessoas em relação à aparência de seus dentes, tanto para aquelas causadas por doenças ou má formações (dentes tortos, formatos “estranho”, etc), como também por efeitos estéticos ruins causados por tratamentos odontológicos (restaurações escuras feitas de amálgama ou ligas metálicas, restaurações antigas e manchadas, faixa escura na gengiva em próteses antigas, etc).
A tecnologia de desenvolvimento de novos materiais proporciona a substituição de restaurações metálicas por restaurações estéticas em resina ou porcelana. Próteses e coroas podem ser atualmente confeccionadas em porcelana sem a presença de metais deixando um aspecto mais natural nos dentes e conseqüentemente no sorriso, sem que outras pessoas percebam.
As facetas laminadas em porcelanas são técnicas estéticas onde, através de um pequeno desgaste na estrutura dental, coloca-se uma “capa” de porcelana para alterar o formato e alinhar os dentes, alterar a coloração dos dentes deixando um sorriso mais harmônico.O tratamento estético pode estar associando à técnicas de clareamento dos dentes para melhorar o resultado final.
Clareamento dental Ou clareamento dentário é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais brancos.
Método
O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: num consultório dentário ou em tratamento caseiro,com a supervisão do cirurgião-dentista. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear o dente. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento.
Acompanhado por dentista
Concentrações elevadas (acima de 25%) só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações podem queimar as mucosas e são necessários cuidados especiais.
Os tratamentos feitos em consultório exigem normalmente duas seções de cerca de 1h00 e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED).
Caseiro
O clareamento caseiro é feito com gel de menor concentração (3,5 a 22%) e moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora no mínimo 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Embora a concentração do gel seja menor nesse tratamento, mesmo assim recomenda-se o acompanhamento de um dentista,pois o gel não exerce nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas.
Riscos
Os principais riscos são uma sensibilidade temporariamente aumentada nos dentes, um clareamento excessivo e queimaduras químicas.
Indicação para o tratamento
O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e queiram melhorar sua aparência. Nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento podem ser diversas.
Reabilitaçao Oral
Em um mundo competitivo e cheio de dificuldades como o de hoje, qualquer diferença pode trazer vantagem. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, a primeira impressão é essencial. E todos nós sabemos que o sorriso é nosso principal cartão de visitas e ter dentes bonitos e alinhados deixa você em posição de destaque nas suas relações.
Contudo, sabemos que muitas vezes temos problemas dentários por questões genéticas, bem como prejudicamos a saúde bucal com hábitos ruins, como tabagismo, má escovação, má alimentação e ingestão de bebidas como café ou vinho – que escurecem nossa dentição.
O que é?
A reabilitação oral consiste em uma atuação multidisciplinar, onde são executados todos os procedimentos necessários para reabilitar a saúde e estética dentária do paciente. Cada caso pede certos tipos de procedimentos e o profissional capacitado saberá como realizá-los.
Como é feita
Cada caso é muito bem analisado, muitas vezes em equipe, e em situações muito problemáticas é demandado um planejamento maior para que as necessidades sejam totalmente atendidas. A expectativa do paciente é um fator que é sempre levado em conta, para deixar claro que não será possível superar as possibilidades reais que são oferecidas pelos tratamentos que temos nos dias de hoje.
É produzido um modelo de gesso da arcada dentária que sofrerá correção e, a partir da sua análise, é trabalhada uma idealização do que pode ser executado e dos resultados que podem ser conseguidos. É necessária também uma completa avaliação radiológica para saber o estado bucal como um todo e prevenir e corrigir qualquer problema menos visível.
Pacientes com indicação
São inúmeros os benefícios da reabilitação oral e várias pessoas podem se valer deles. Os maiores candidatos ao tratamento são pessoas com muitos anos de falta de cuidado com a saúde bucal, com ocorrência concomitante de um problema periodontal. Também são candidatas pessoas que perderam um ou mais dentes, indivíduos com oclusão inadequada, pacientes com histórico de desgaste, erosão ou bruxismo.
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.
Odonto Dulce |-Dra. Dulce A. Silveira Lima