periodontia

É a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. É formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

Os sintomas da doença periodontal podem ser: – Mau hálito, – Gengiva vermelha ou inchada, – Gengiva sensível ou com sangramento, – Mastigação dolorosa, – Perda dentária, – Dentes sensíveis, – Gengivas reduzidas, O aparecimento de qualquer um desses sintomas pode ser sinal de problema sério que deve ser avaliado por um dentista.

O tratamento tem como principal objetivo controlar a infecção. As quantidades e tipos de tratamentos variam dependendo do quanto a doença avançou. Qualquer tipo de tratamento requer que o paciente mantenha boa higiene diária em casa. O dentista também pode sugerir mudar certos comportamentos, como abandonar o hábito de fumar, como forma de melhorar os resultados do tratamento. Os tratamentos para doença periodontal podem incluir limpeza profissional, medicamentos, cirurgia e enxerto de tecidos.

FALE CONOSCO

Envie suas dúvidas e comentários

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.